Show do Metallica em Belo Horizonte – 12/05/2022
Por Leandro Duarte
Após quase 40 de espera, os fãs mineiros puderam finalmente ver, na capital mineira, o show do maior nome do Thrash Metal mundial, o Metallica.
O show, que aconteceu no estádio do Mineirão, chamado carinhosamente por aqui de “o gigante da Pampulha”, estava agendado para abril de 2020. No entanto, em decorrência da pandemia do coronavírus, o show teve que ser adiado para maio de 2022.
Mais de 54.000 pessoas estiveram presentes para acompanhar a banda formada por James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra) e Robert Trujillo (baixo). Houve quem chegasse alguns dias antes para não perder nenhum detalhe do show: TVs e rádios locais fizeram reportagens mostrando fãs acampados na porta do estádio com até três dias de antecedência!
O Metallica trouxe para BH um setlist diferente do que fora apresentado nos outros shows da turnê. A música de abertura das outras apresentações pelo país ficou a cargo de Whiplash, faixa clássica do álbum Kill ‘Em All (1983). Já os fãs mineiros receberam, com muita empolgação, Hardwired, do álbum Hardwired… to Self-Destruct (2016).
Logo em seguida, veio a empolgante Ride the Lightning, faixa que dá nome ao álbum de 1984. Para a surpresa de todos, a banda imediamente tocou Wherever I May Room, faixa clássica do disco homônimo de 1991 que não havia sido executada em nenhuma das datas anteriores. Um pouco mais adiante, a banda veio com outra novidade, Cyanide, única faixa resgatada do disco Death Magnetic de 2008.
Belo Horizonte desfrutou de mais uma novidade no repertório. Fight Fire With Fire, também do disco Ride the Lightning (1984) entrou como primeira música do bis. Essa faixa rendeu inclusive um vídeo oficial no canal da banda no YouTube. As mais que clássicas Nothing Else Matters e Enter Sandman, também do disco de 1991, foram novamente as escolhidas para fechar a passagem do grupo pelo país.
O show na capital mineira trouxe ainda um momento especial. Logo após executarem One, do disco …And Justice For All (1989), James Hetfield fez uma brincadeira com o público sobre a necessidade de se ter uma “seção Metallica de nascimentos” nos shows, após uma fã ter, surpreendentemente, dado à luz durante o show da banda em Curitiba.
“Eu preciso ser honesto com vocês. Se alguém aqui estiver para dar a luz a algum bebê, por favor, se dirija para aquele lado aonde haverá pessoas para lhe ajudar. Agora temos uma seção Metallica de nascimentos, especialmente para os shows do Brasil. Maravilhoso né? Uma loucura! Nós somos muito abençoados.”
Após a brincadeira, o desabafo. Um Hetfield emocionado se dirige ao público e diz:
“Eu tenho que dizer a vocês que eu não estava me sentindo muito bem antes de vir para cá. (Estava) me sentindo um pouco inseguro, como se eu fosse um cara velho, (que) não pode mais tocar – toda essa merda que eu digo a mim mesmo na minha cabeça”
Referindo-se a seus parceiros de banda, Hetfield acrescentou:
“Então eu conversei com esses caras, e eles me ajudaram – simples assim. Eles me deram um abraço e disseram: ‘Ei, se você está lutando no palco, nós o protegemos.’ E eu te digo, isso significa o mundo para mim”
Após o emocionado discurso, seus parceiros de banda se dirigiram até James e o abraçaram. Em seguida, o vocalista complementou:
“E vendo vocês aí, eu… eu não estou sozinho. Eu não estou sozinho, e vocês também não”
Em seguida, a banda continuou o show com a empolgante Sad But True do disco homônimo de 1991. “Torcida ganha”, a banda continuou a “partida” até o fim do show.
Setlist
- Hardwired
- Ride the Lightning
- Wherever I May Roam
- Seek and Destroy
- Moth Into Flame
- One
- Sad But True
- Cyanide
- The Unforgiven
- For Whom the Bell Tolls
- Creeping Death
- Fade to Black
- Master of Puppets
Bis
- Fight Fire with Fire
- Nothing Else Matters
- Enter Sandman
Notas do show
- Essa foi a primeira vez do Metallica em Belo Horizonte, Brasil.
- O show estava originalmente agendado para abril de 2020 e foi reagendado algumas vezes até finalmente acontecer em maio de 2022, tudo por causa por causa da pandemia de COVID-19.
- Foi a primeira vez que Hardwired, Cyanide, e Fight Fire with Fire foram tocadas em 2022.
- O Metallica tocou 16 músicas de 7 álbuns: Kill ‘Em All (1), Ride the Lightning (5), Master of Puppets (1), …And Justice for All (1), Metallica (5), Death Magnetic (1), Hardwired…To Self-Destruct (2).
- As bandas de abertura foram Greta Van Fleet e Ego Kill Talent.
Fotos do show registradas por Thiéres Rabelo
Um comentário
Ėpico. Parabéns pelo trabalho de vocês !!!!