A Casa do Dragão, Anéis de Poder e suas expectativas.
Por João Arthur – Johnarthie
Assim como foi com a série Lost, de 2004, em 2011 tivemos o lançamento da série Game of Thrones, baseada nas obras “A Song of Fire and Ice”, de George R. R. Martin, e o sucesso que foram suas primeiras temporadas deixou um desejo de ‘quero mais’ em todo o seu público. Apesar do final controverso de suas últimas temporadas, por longos 8 anos, os episódios da série eram publicados semanalmente por alguns meses, dando a sensação de ‘ter uma novela para se acompanhar’ para muitos, criando o hobby de ‘conversar sobre Game of Thrones’ ser tão popular, que gerava mais atração para a série do que sua própria publicidade. A série encerrou em 2019, deixando um gosto ruim na boca, e desde então ficamos apenas esperando por algo tão grandioso quanto Game of Thrones, ou Lost, mas que tivesse um fim mais palatável.
Pois, finalmente temos as mãos cheias da mesma sensação de se acompanhar, não apenas uma, mas três séries de grande importância – e cachê. A primeira a lançar esse ano foi The Sandman, cuja já foi coberta aqui no Na Mira do Rock, e você pode ler aqui. Apesar da recepção ambivalente de The Sandman, seu público aguarda ansiosamente por uma segunda temporada com mais histórias sobre seu universo. E agora, durante o dia desta postagem, temos duas séries sendo publicadas, uma na sexta-feira e a outra no domingo. Mais que o suficiente para subir debates de conspiração, trama e crítica, sobre cada uma das séries, subir para os trendings com facilidade. Elas são Senhor do Anéis: Anéis de Poder, e A Casa do Dragão.
Esperada por muito tempo, Anéis de Poder foi uma escolha ousada de produção. Tendo que suprir às expectativas de milhões de fãs assíduos das obras de J. R. R. Tolkien, cujos muitos desses com certeza iriam criticar todo e cada detalhe discrepante entre a série e as obras originais. Ela chegou com visuais lindos, um elenco diversificado e interessante, uma construção de mundo bem detalhada, e ainda assim, recebeu fortes críticas negativas do público que continuará a assistir assiduamente. Apesar dos três primeiros episódios terem sido focados majoritariamente em exposição, com um roteiro fraco – como se o público não fosse capaz de compreender os eventos através de dedução -, acredita-se com o tempo e as críticas, a série deva amadurecer, para entregar um material mais digno das obras que a antecedem. Os episódios de Anéis de Poder são lançados toda sexta-feira à 1h, culminando no final da temporada em 14 de outubro.
E nos domingos, às 22h temos missa. A Casa do Dragão chegou dando a esperança que os fãs de Game of Thrones estavam buscando. A melhor maneira de se criar algo tão interessante como a série original, era aprender o que fez dela uma obra tão popular e querida pelos seus espectadores, e foi exatamente isso que o roteirista Ryan J. Condal e o diretor Miguel Sapochnik fizeram, juntamente com a supervisão do próprio George R. R. Martin sobre o projeto todo. Repleta até o topo de intriga política, conflitos familiares, cenários medievais imersivos, e um universo de misticismo e fantasia quase que pé-no-chão, A Casa do Dragão ameaça se tornar um fenômeno ainda maior do que Game of Thrones, e fazer história, tendo um elenco muito bem selecionado, com uma produção de extrema qualidade com um custo de $20 milhões de dólares por episódio (sendo a maior verba já paga pela HBO) e erros passados para se aprender.
Agora apenas o tempo dirá se tivemos, ou não, aquilo que por tanto tempo esperamos. Apesar de que altas expectativas tendem a atrapalhar julgamentos sobre qualidade, A Casa do Dragão já passou de 20 milhões de espectadores apenas no primeiro episódio, ainda superado por Anéis de Poder, que atingiu 25 milhões também após o seu debut, e ambas as séries já foram renovadas para uma segunda temporada, então a promessa está feita, e só nos resta curtir o novo assunto de debate entre amigos.
Fontes:
https://screenrant.com/house-dragon-lotr-rings-power-premiere-viewership-comparison/
https://variety.com/2022/tv/news/house-of-the-dragon-season-2-renewed-1235345810/