Lucifer – “Lucifer III”
Por Leandro Duarte
Lucifer é uma banda com um nome sonoro e com uma musicalidade escandalosamente fácil de entender.
Nesse disco, “Lucifer III” (2020), a banda se afastou ainda mais do Doom do que no anterior, “Lucifer II”, voltando-se ainda mais para o Classic Rock. A faixa de abertura, GHOSTS, é o melhor exemplo disso.
Eles também ampliaram seu estilo, estilisticamente falando, e usam sons alternativos em MIDNIGHT PHANTOM. E mesmo que os riffs na guitarra não cheguem ao peso de um Tony Iommi, em LEATHER DEMON pode-se inferir facilmente toda a influência que o poderoso Black Sabbath teve sobre o grupo.
Eu escolhi a faixa LUCIFER como meu destaque pessoal nesse trabalho. Ela é incrivelmente rápida e com um refrão conciso e consistente. Ritmicamente lembra os suecos do Graveyard e um pouco de Thin Lizzy. A faixa COFFIN FEVER, por sua vez, traz a artilharia pesada do mais puro Doom e demais sons ali dos anos 70.
STAY ASTRAY fica um pouco aquém em termos de qualidade para o meu gosto, mas a balada CEMETERY EYES é ainda mais forte e encerra esse legítimo álbum de Classic Rock de forma espetacular.
A banda Lucifer continua consistentemente no caminho que seguiu com o disco “Lucifer II” e pode se conectar perfeitamente com o III em termos de qualidade e, até mesmo, dar um passo adiante. O que também gosto muito é do uso do piano, principalmente para apoio nas passagens mais baixas, que é muito bem recebido. Vale a pena demais ouvir o disco.
Ouça aqui as faixas Leather Demon e Midnight Phantom, do disco Lucifer III.
Tracklist:
01. Ghosts
02. Midnight Phantom
03. Leather Demon
04. Lucifer
05. Pacific Blues
06. Coffin Fever
07. Flanked By Snakes
08. Stay Astray
09. Cemetery Eyes
Formação:
Johanna Sadonis (Vocal)
Martin Nordin (Guitarra base)
Linus Björklund (Guitarra Solo)
Harald Göthblad (Baixo)
Nicke Andersson (Bateria)