Children Of Bodom e Alexi
Por Elias Scopel Liebl
DEGUSTE ROCK!
CHILDREN OF BODOM, INOVADOR!
Quando ouvi o primeiro disco do Children of Bodom, no final dos anos 90 junto com meus amigos, ficamos simplesmente de queixo caído. Eles haviam acabado de lançar o segundo álbum, Hatebreeder, uma sonoridade única, que mesclava a velocidade do power metal com teclados peculiares, melodias e solos sofisticados. Ao folhear o encarte dos discos ficava espantado – pareciam crianças. Não conseguia acreditar que aqueles meninos com menos de vinte anos, pouco mais velhos que eu, conseguiam fazer aquele som, era extremamente inspirador para a época.
Vindos da Finlândia, um país que preza pela educação musical, acredito que esse tenha sido o grande impulso para a criatividade dos meninos. A ascensão da Escandinávia, principalmente da Finlândia, estava a todo vapor com inúmeros representantes: Children of Bodom, Stratovarius, Nightwish, Sonata Arctica, Apocalyptica, etc. Foi uma época mágica. Acompanhamos os três primeiros discos com muita emoção: Something Wild (1997), Hatebreeder (1999) e Follow the Reaper (2000), e também um outro projeto que o guitarrista Alexi Laiho e sua ex-namorada gravaram, chamado Sinergy.
Assisti ao Children of Bodom em Curitiba no início dos anos 2000 e posso dizer que aqueles moleques de vinte anos sabiam o que estavam fazendo, foi surreal. Eles giraram e conquistaram o mundo com seu som pesado, intitulado por muitos como death metal melódico. Por fim, uma banda inovadora!
ALEXI LAIHO, UM TALENTO IMENSURÁVEL
Markku Uula Aleksi Laiho, mais conhecido por Alexi “Wildchild” Laiho, nasceu em 1979 na cidade de Espoo, Finlândia. Ele foi o líder do Children of Bodom – eu digo que Laiho “foi” porque a dois anos, no dia 4 de janeiro de 2021, chegou a inesperada notícia de sua morte, aos 41 anos, em sua casa em Helsinque. Alex havia falecido alguns dias antes, no dia 29 de dezembro de 2020. A causa da morte não foi divulgada, mas há informações de que ele estaria doente, complicações causadas pelo excessivo consumo de álcool.
Com sua voz rasgada e sua guitarra em punho, Laiho seguiu o sonho de muitos adolescentes: girar o mundo fazendo o que mais gosta, tocar sua própria música pesada. Laiho também participou como guitarrista das bandas Sinergy, Kylähullut, Impaled Nazarene, Warmen, entre outras. Foi eleito várias vezes como um dos guitarristas mais inovadores e influentes. Foi casado com Kimberly Goss (com quem formou a Sinergy) e, após a separação, ficou por vários anos com a gerente do Slayer, Kristen Mulderig, e mais tarde casou-se com a gerente de relações públicas australiana Kelli Wright.
Durante as turnês pelo mundo, o excesso de álcool lhe rendeu alguns pequenos problemas de saúde, e cancelamentos de shows. Em 2019 decidiu deixar o Children of Bodom, que havia fundado com o baterista Jaska Raatikainen em 1993, para se dedicar a um novo grupo, o Bodom After Midnight. A morte deste grande músico é uma notícia horrível para os amantes do som extremo. Descanse em paz Alexi Laiho, seu legado está aqui para degustarmos. Degustem sua discografia. Saúde a todos e que venha 2023!