Noel Rosa psicografado
Por Luis Fernando R. Borges – Coxa
Como bom e (cada vez mais) velho professor universitário de Jornalismo, aproveitei o período de férias para dar uma conferida no calendário de congressos acadêmicos em comunicação, circuito do qual não participo faz um bom tempo (desde 2016), com a ideia de retomar essa prática. Trata-se de uma ótima oportunidade de procurar por lojas de discos usados e adquirir novos velhos vinis. E a edição deste ano do Intercom Sul vai ser em Guarapuava, cidade na região central do Paraná, tanto que a universidade estadual de lá se chama Unicentro, que sediou esse mesmo evento em 2008 e me rendeu um belo pacote de aquisições. Já estou me preparando para esse retorno triunfal aos eventos e sobretudo àquele sebo de Guarapuava, que eu nem sei se ainda existe.
Nas minhas memórias imprecisas, achei que tinha sido lá a aquisição de disco mais inusitada que eu já fiz. Conferindo aqui, na verdade foi em Blumenau, na edição seguinte do Intercom Sul, em 2009. Mas não importa, o primeiro parágrafo segue valendo da mesma forma. Bom, trata-se de um disco de músicas psicografadas do Noel Rosa. Eu, que já tinha vários LPs de composições dele, nunca tinha visto aquela capa marrom com um desenho em linha branca da caricatura minimalista de perfil feita pelo próprio, e a assinatura, também em linha branca, de seu nome sem o sobrenome. Movido pela curiosidade, conferi a contracapa e percebi se tratar de um “Noel Rosa psicografado”. Em um primeiro momento, a frustração e o movimento de devolver o disco à estante. Cerca de 2,5 segundos depois, a reação de “meu deus, eu tenho que ter isso”. Ainda mais por 5 reais.
De forma muito resumida, a contracapa dá conta de tudo isso foi possível devido ao contato mediúnico entre Noel Rosa e Martha Gallego Thomaz ocorrido a partir de 1957 – 20 anos após a morte do compositor, aos 26 anos – e que resultou em mais de duzentas composições. Outros 22 anos depois, e sob permissão do próprio espírito de Noel, essas músicas teriam sido entregues por Martha a outra médium, Odette O. Fernandes, também responsável pelo conjunto Alta Tensão, que então gravou 12 dessas músicas, resultando no disco lançado em 1979 de forma independente, sem gravadora, pelas próprias Edições FEESP (Federação Espírita do Estado de São Paulo, à qual o grupo e as médiuns eram então vinculados).
Retornando de Blumenau, tratei de fazer duas coisas. A primeira obviamente foi ouvir o LP. Nessa primeira audição, que possivelmente tenha sido a última, concluí que, das duas uma, ou houve algum problema de sintonia na conexão espiritual entre o compositor e a médium, ou Noel tinha perdido a mão na arte de compor que ele dominava como ninguém. Tanto que mesmo vivendo tão pouco, e tendo uma carreira de cerca de apenas 5 anos, ele compôs quase 250 canções, o que dá uma média de 1 música por semana. E estamos falando de composições altamente elaboradas em termos de harmonia e melodia – nem vou falar de letra… E essas músicas eram compostas não em um escritório em horário comercial, e sim em mesas de bar madrugada adentro. Em meia década, ele forneceu material que poderia render a gravação de uns 25 discos. A maioria dos compositores não consegue isso em uma vida inteira, não só em termos de quantidade, mas também de qualidade. E pensar que, depois desse montante de composições em vida, viria ainda quase o mesmo número. Mas, a julgar pelo disco, a máquina seguiu funcionando apenas quantitativamente.
A segunda coisa que eu fiz foi procurar na internet informações a respeito, além do próprio disco para ouvir no youtube e para baixar em algum HD virtual do tipo Rapidshare, 4shared, Mediafire e Megaupload, esses hoje extintos ancestrais do Google Drive que predominavam em uma época em que os serviços de streaming ainda não haviam se popularizado. E nada.
Desde então não pensei muito nesse disco, e tampouco fiz com que ele frequentasse a minha vitrola, até o momento em que surgiu a ideia de escrever este texto. Acabei por não colocá-lo para rodar novamente, mas ao menos tratei de voltar a pesquisar a respeito na internet e no youtube. Mais por descargo de consciência mesmo. Já estava pronto para carimbá-lo com o rótulo “não tem na internet”, que cabe em discos como o “Beatles Latino” sobre o qual eu escrevi em outro texto aqui neste distinto espaço.
Mas eis que agora temos novas informações, e até mesmo as músicas para ouvir. Ao contrário do que ainda acontece com o “Beatles Latino”, agora o caro leitor tem esse privilégio. Há uma playlist do soundcloud com todas as 12 músicas, em que é só clicar em cada uma com o botão direito do mouse para abrir em outra aba do navegador. Já no youtube tem apenas 1 música, mas em compensação tem 2 outras composições psicografadas, de outras épocas e procedências, atestando que a parceria mediúnica com Noel Rosa não era exclusividade de Martha Gallego Thomaz.
A propósito, por meio dessas pesquisas não encontrei nada sobre Odette Fernandes e seu grupo Alta Tensão, mas fiquei sabendo que Martha Gallego Thomaz nasceu em 1915 e desencarnou em 2014, tendo vivido 99 anos, tempo suficiente para criar o Grupo Noel, em 1977, que hoje possui site na internet e canal no youtube, lançar 5 livros – inclusive um sobre o compositor, intitulado “Noel ontem, hoje e sempre” (1982) – e desenvolver uma trajetória bem abrangente dentro do espiritismo como um todo.
Graças à internet, inclusive voltei a ouvir algumas músicas e trechos do disco, sem nem mesmo precisar colocar o vinil para rodar novamente na vitrola. E continuo não gostando. Mas confesso que comecei a levar mais a sério essa possibilidade de existência de músicas psicografadas de Noel Rosa. Pena que estas nem de longe possuem o nível de qualidade de suas composições mundanas. Talvez apenas a Inteligência Artificial possa vir a resolver a questão.
Enquanto esse dia não chega, seguem abaixo alguns dos links pesquisados, com informações mais detalhadas envolvendo o disco.
Martha Gallego Thomaz:
https://www.revistaplaneta.com.br/martha-gallego-thomaz/
https://aprendizdoevangelho.wordpress.com/biografias/martha-gallego-thomaz
https://radioboanova.com.br/desencarnou-martha-gallego-thomaz
https://www.estantevirtual.com.br/livros/martha-gallego-thomaz
Grupo Noel:
https://www.youtube.com/@gruponoel4422/videos
Informações sobre as composições e o disco:
Acesso ao disco:
http://www.limiarespirita.com.br/poesias/mediunicas/a_vida.html
http://www.limiarespirita.com.br/musicas/mp3/a_vida.mp3
Outras músicas psicografadas: