Ph.D. E A TURMA DO CHAVES
Por Elias Scopel Liebl
Nesta semana, logo de manhã cedo, meu amigo Ivan enviou uma mensagem para o grupo que criamos para trocar ideias sobre música. Na mensagem ele balbuciava de um jeito engraçado uma canção que acabara de ouvir na rádio, e não sabia o nome. Era um resmungo na linha “Tanananahuuuhuuu…” – dureza.
Bom, prontamente, Marcos, o terceiro membro do grupo, foi à cata da tal canção. Depois de horas de muita pesquisa, finalmente descobriu: era “I Won’t Let You Down”, da banda britânica de rock/pop Ph.D. Pois bem, ainda de manhã, tomando um café, prestes a pegar o rumo do trabalho, assisti ao clipe pelo celular, sem muito entusiasmo, exceto pelo fato de ver graça no estilo chamativo dos anos 80. Mas ainda estava curioso e fui pesquisar um pouco mais.
O nome do grupo Ph.D. veio das letras iniciais do sobrenome de cada um dos integrantes da banda: Philips, Hymas e Diamond, e é também um trocadilho com a sigla em inglês para doutorado (PhD: Doctor Of Philosophy). Apesar de fazer sucesso no início dos anos 80, o grupo durou só de 1981 a 1983 e teve um retorno em 2006, que durou até a morte do vocalista em 2015. Jim Diamond (vocal), depois da dissolução do Ph.D, em 1983, teve um projeto com vários outros músicos, um deles era Cliff Williams, baixista do AC/DC, mas o lance não durou muito. Na carreira solo compôs “I Should Have Known Better”, tema da novela A Gata Comeu (1985, Rede Globo).
O baterista do Ph.D, Simon Philips, ficou conhecido por seu estilo jazzístico/rock e trabalhou com uma penca de artistas: Judas Priest, David Gilmour, Mick Jagger, Jon Lord, Ian Gillan, etc. Já o terceiro membro, o tecladista Tony Hymas, conhecido por ser um compositor astuto, foi quem me chamou a atenção. Ele, juntamente com John Fiddy, gravaram, em 1979, um disco infantil chamado Bruton Music BRE3- Kids e Cartoons – e deste álbum saíram algumas músicas de fundo da Turma do Chaves e do Chapolin Colorado.
Fui conferir quais eram as músicas compostas por Hymas e fiquei impressionado: assisti a Chaves a infância inteira, ouvi milhares de vezes aquelas canções, mas nunca tinha procurado saber nada da trilha sonora do seriado. Tire um tempo e ouça no Youtube essas composições do Tony Hymas que, para nós, viraram simplesmente “as músicas do Chaves”: “Puff Along”, “Coloured Candles”, “Happy Whistler”, “Louis The Moog”, “Dreamland” e “Soft Ilusion”. Você ainda não identificou, mas com certeza já ouviu cada uma delas – muitíssimas vezes.
É isso, moçada: curiosidades que um bom mergulho na pesquisa musical pode nos trazer. Uma mistura de Chaves e rock’n’roll, e o começo do dia com uma memória boa para distrair. Deguste música, deguste Rock Na Mira do Rock!