Retrospectiva 2023 dos colaboradores Na Mira do Rock!

Retrospectiva 2023 dos colaboradores Na Mira do Rock!

O ano de 2023 teve muitos acontecimentos: festivais, encerramento de atividades de artistas, anúncios de turnês derradeiras. Muitos álbuns lançados, assim como biografias. Mostrando mais uma vez, que o mundo da música, e das artes como um todo, é super intenso. Dito isso, confira na sequência algumas das experiências de alguns dos nossos colaboradores.
Cole com a gente na nossa retrospectiva e fique: Na Mira do Rock!

Leandro Duarte

O ano de 2023 foi muito agitado e forte culturalmente.

No campo da música, destaco o disco 72 Seasons do Metallica! A banda, claro, dispensa apresentações. São os maiores do Thrash Metal mundial! Já o álbum foi uma grata surpresa. As canções são fortes, vibrantes e não decepcionam. Não percam a resenha que lançamos aqui no portal na época do lançamento do disco! Vale a pena conferir!

Álbum 72 Seasons

No campo literário gostaria de indicar um livro maravilhoso que li esse ano: “O Cavaleiro Inexistente”, do escritor italiano Ítalo Calvino. O livro foi lançado originalmente em 1959 e a edição que eu li, encontrada em um sebo daqui de Belo Horizonte, foi lançada em 2005 pela editora Companhia de Bolso. O livro, engraçadíssimo e muito bem desenvolvido, conta a história de um cavaleiro que… não existe! Sim, isso mesmo! Ficou curioso? Dê uma chance para essa obra e dê boas risadas!

No que diz respeito a shows, eu cito uma “tradição de fim de ano” pra mim: ir a um show do meu maior ídolo, Humberto Gessinger! O gaúcho sempre faz de 1 a 2 shows por ano aqui na cidade e, frequentemente, esses shows acontecem no fim do ano. No dia 01/12, recebemos aqui um dos shows da turnê do novo disco, chamado “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, recheados de clássicos da carreira do músico, além de faixas que permeiam toda a obra do artista. Fiquem ligados pois a turnê vai passar pela cidade de vocês em breve!

Diogo Guerini

O ano de 2023 precisa ser lembrado pelo Festival na Mira do Rock, pois tive uma experiência absurda com a presença de bandas com alto nível de personalidade, técnica e história musical como Viper! Estilos como grunge fez parte da minha formação musical. Uma banda que foi destaque pra mim em 2023 foi Phil Campbell and the Bastard Sons com seu disco Kings of the Asylum, com ele conheci os demais trabalhos excelentes da banda.

Álbum Kings of the Asylum

Luiza Nunes

O que falar do meu 2023?

Na música, foram inúmeros sons que marcaram o meu ano, várias descobertas e playlists sendo preenchidas ou criadas no Spotify!

Minha melhor descoberta do ano foi a banda escocesa de rock, Cocteau Twins, a voz da Elizabeth é incrível, e com isso, a minha música mais ouvida foi Heaven or Las Vegas, na qual continuo escutando com frequência, e que me encantou. Tanto no ritmo, quanto na voz da cantora. 

Banda Cocteau Twins

Dentre vários artistas, os que merecem destaque são: The Cure (óbvio, uma das minhas bandas favoritas), Cocteau Twins, Twin Tribes (outra do meu top 3) e She Past Away. É notável o quanto eu gosto do estilo gótico, não somente na música, claro, mas principalmente neste aspecto. Descobrir bandas novas dentro do gênero sempre me empolga e me faz ter ainda mais identificação com o movimento. Além disso, me envolvi bastante com sons de metal sinfônico como Nightwish e Kamelot, incríveis por sinal!  

Com relação às séries, assisti principalmente comédia e drama, minhas favoritas do ano foram Modern Family, The Office e This Is Us (essa última me rendeu boas reflexões e muitas lágrimas, admito). No momento estou à procura de mais séries que me prendam como essas, uma tarefa difícil, pois me render a essas bem longas foi um desafio para mim, mas que com certeza, valeu muito a pena. 

Quanto aos livros, admito que poderia ter lido muito mais, mas os que me apaixonei foram Drácula de Bram Stoker (deveria ter lido antes essa obra prima) e O Retrato de Dorian Gray. Duas obras que estão incluídas na literatura gótica e que são muito boas! Começarei o ano de 2024 lendo Carmilla do escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu, uma ficção vampírica muito recomendada e que, inclusive, inspirou a história do Drácula de Bram Stoker. Estou em um momento da vida com certo “hiperfoco” em vampiros e suas histórias, tanto é que meu TCC da faculdade está sendo sobre isso. 

Fica a dica de todas as obras que citei, tanto musicais quanto cinematográficas e literárias! 🖤  

Elias Scopel Liebl

RETROSPECTIVA’N’ROLL 2023

Mais um ano quase concluído, 2023, ano este de muitos desafios e só tenho a agradecer. Agradecer por todos bons momentos, especialmente dentro da música, seja tocando com minha banda, escrevendo para o “Na Mira”, assistindo shows ou apenas curtindo um som com os amigos/família, degustando aquela gelada. Gostaria de destacar alguns discos de rock/metal, até meio óbvios, pela popularidade, mas que de alguma forma quando essas bandas entram em estúdio e lançam algo ainda me surpreendem: Metallica – “72 Seasons”, The Rolling Stones – “Hackney Diamonds”, Angra – “Cycles of Pain”, KK’s Priest – “The Sinner Rides Again” e as músicas prévias dos discos do Judas Priest e Bruce Dickinson. É isso ai turma, que todos tenhamos um ótimo final de ano e um 2024 recheado de boa música e saúde. Deguste Rock! Na Mira do Rock!

Álbum Hackney Diamonds

Luiz Nunes (Fuga)

2023 – Um ano na fila dos mais intensos.

Até parece provocação, mas o melhor show que eu estive, por todo o contexto envolvido, no ano de 2023, foi o do Viper, no festival Na Mira do Rock, em 11 de fevereiro, na cidade Frederico Westphalen – RS.

Kiko e Leandro (Viper) no festival Na Mira do Rock 2023

Foi o primeiro show da tour que estava marcando a volta da banda promovendo um álbum de inéditas: “Timeless”, por sinal o álbum concorre como um dos melhores do ano, na tradicional votação da renomada revista Roadie Crew.

O álbum é demais, “Timeless”, tem uma pegada irada, curto muito a canção: “Under the Sun” com as guitarras de Kiko Shred, e os vocais de Leandro Caçoilo dando um show à parte, super recomendo! Assim sendo, já elejo, “Timeless”, um dos melhores lançamentos do ano, na minha opinião (longa vida ao Viper).

Neste ano também rolou a parceria da Arena Heavy com a Fuga Produções para a realização da imersão: “Behind The Music”, presencial e online, que contou com 7 facilitadores de diversas áreas da música, ministrando workshops no Cine Globo de Frederico Westphalen: a galera teve contato com nichos como: produções, técnicas, lutheria, equipamentos etc. O Network foi muito satisfatório.

Falando em filmes e séries, cito a série que rolou pela Prime Vídeo: “Daisy Jones & The Six”, série que conta a história de uma banda de rock dos 70.

Banda da série Daisy Jones & The Six

Inspirada no livro escrito por Taylor Jenkins Reid. A série tem como protagonista, vivendo a cantora Daisy Jones, simplesmente, a neta de Elvis Presley, sim, a atriz Riley Keough mandou muito bem. Como falei na resenha que fiz aqui na página sobre a série: “seu vô certamente ficou orgulhoso de você”…

Das tristezas: as passagens de Rita Lee, Canisso (ex Raimundos), Jabá (ex RDP) foram impactantes.

Dos livros: Você Aguenta Ser Feliz? – Arthur Guerra e Nizan Guanaes, nos falam de suas experiências como atletas, como viraram a chave em suas rotinas, e como seguem com a “pegada” para manter a saúde física e mental (me lembro do julgamento quando escolhi este livro, tive a impressão que tem gente que tem medo da nossa evolução)

O outro livro é, “Peabiru”, do amigo Cadré Domingues, falando do caminho místico, pré colonial, que sai de Santa Catarina, cruza vários estados brasileiros e vai rumo a América Central. Imagine quantas “tribos” passaram por Peabiru. (livro ainda está sendo lido por este colunista).

Duas grandes surpresas foram, a música dos Beatles: “Now and Then”, com “uma mãozinha” possível da Inteligência Artificial, reunindo novamente, os 4 de Liverpool: Lennon, George, Ringo e Paul.

E mais recentemente, a outra surpresa, essa foi tensa: o anúncio do fim do Sepultura, com direito a tour de despedida em 2024 (no mais, o ingresso já está na mão pro show de POA, no Araújo Viana). Lembrando que mais uma vez tem excursão saindo de Fred, e corra, que são poucas vagas!

Por fim, galera, em nome de todos da página NMDR, desejo um ótimo ano novo, com muita saúde física e mental para aproveitar a vida!!

Estamos juntos, sempre Na Mira do Rock 🤘🏻 ❤️

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros

Nossos parceiros neste projeto

%d blogueiros gostam disto: