A presença feminina na música (e no Rock N’ Roll)
Por Luiza Nunes
Nesta data mais que especial e com tanta história, celebramos o Dia Internacional das Mulheres, dia marcado pela reivindicação da igualdade de gênero, dia para lembrarmos a luta que, até hoje, a comunidade feminina compartilha em busca de respeito!
No Rock N’ Roll são diversas as personalidades femininas que marcaram a música e que foram essenciais para construir o rock como ele é, contribuindo com performances e canções fortes! Aí vão algumas delas..
No Rock Nacional e Jovem Guarda, não podemos deixar de mencionar a inigualável Rita Lee, paulistana e conhecida como a “Rainha do Rock brasileiro”, a artista contribuiu imensamente para a música no Brasil e podemos dizer que abriu caminho para muitas mulheres adentrarem no Rock. Com suas canções fortes e cheias de personalidade, Rita colocava seu sentimento nas letras e mostrava que o Rock N’ Roll não precisa ser um lugar marcado de machismo, mas um espaço para mulheres tão marcantes quanto ela!
Já nos anos 60, Janis Joplin também ficou conhecida como “Rainha do Rock”, sendo uma grande referência de música da época. Outra figura histórica é Joan Jett, cantora marcante com a canção “I Love Rock N’ Roll”, e talentosíssima seja na carreira solo ou com as “The Runaways”, é considerada uma das maiores guitarristas no Rock.
Inspiração para tantas mulheres, Tina Turner começou sua carreira nos anos 50, estourando nos anos 60 e se tornando uma verdadeira personalidade no mundo da música. Já Cyndi Lauper, representou demais as mulheres com sua famosa canção “Girls Just Wanna Have Fun”.
Além delas, são inúmeras as mulheres extraordinárias no cenário Rock N’ Roll e no mundo da música, mas claro, seria difícil falar de todas elas aqui.
Por fim, desejamos a todas um Feliz Dia das Mulheres, aproveitem! 🖤