Bate-papo com Bruno Sutter, atração do Festival Na Mira do Rock 2024!
Por Luiz Nunes (Fuga)
Fuga: Bruno, primeiramente é um prazer realizar um show junto ao festival Na Mira do
Rock com seu projeto: Bruno Sutter executa Iron Maiden.
Bruno: Amigos de Frederico Westphalen, tudo bem? Bruno Sutter aqui. Bom, realmente é um prazer estar aí com vocês, no Festival Na Mira do Rock, to muito ansioso pra ir fazer esse show, que tá fazendo bastante barulho em várias capitais do Brasil, já alguns anos.
Fuga: Pra iniciar nosso papo, te pergunto como foram seus primeiros passos no heavy
metal? E qual o seu melhor momento no gênero em todos esses anos de carreira
musical?
Bruno: Bom, eu comecei ouvindo o metal devido a influência da minha irmã, que era muito fã de Iron Maiden, e também pelo fato do metal/rock serem muito fortes no cenário da mídia nos anos 80. Então, todas as rádios tinham rock, tava começando a MTV com muitas bandas de rock, Guns N’ Roses e Skidrow, estavam fazendo muito sucesso na época e foi uma influência muito grande, o Bon Jovi também. Então, foi isso que me fez gostar de rock, eu era muito fã também de Oingo Boingo quando eu tinha meus 10 anos de idade. Realmente, a época de ouro do rock pra mim, foram os anos 80, onde o heavy metal explodiu no mundo inteiro.
Fuga: Falando de Massacration, como estão os preparativos para o próximo álbum?
Bruno: A gente ta bem adiantado, as baterias todas já foram gravadas, os baixos também, falta gravar agora a guitarra e uma parte das vozes. Porque agora to gravando o Canta Comigo, da rede Record, e tá tomando bastante do meu tempo, são dois meses intensos de gravações. Então, eu vou retomar nos intervalos da gravação do Canta Comigo, tem uns dias de day off que aproveito pra gravar os vocais, então tá bem adiantado. Vão ser 11 músicas, 5 dos singles que a gente lançou desde a volta do Massacration em 2016 foram regravados, e mais 6 músicas inéditas, a gente ta bem empolgado com o resultado.
Fuga: Sabemos que Iron Maiden é uma das bandas que mais “carrega” fãs no mundo
metal, na sua opinião, Bruno, qual a fórmula de uma banda estar à tanto tempo na
ativa/estrada?
Bruno: Primeiro, é bastante trabalho interno, tanto de relacionamento pessoal, você vê que tantas bandas acabam por motivos mais fúteis de relacionamento, então, você ter a amizade com seus colegas de banda é muito importante. Acho que a solidificação de uma banda, de um grupo de pessoas assim como é o Hermes e Renato, manter a amizade, manter o respeito um pelo outro, saber quais são as coisas que magoam seu amigo/parceiro de banda e lutar por ele, seu amigo lutar por você. Isso é a base de tudo, o resto é se manter focado, sempre pensando em fazer boas músicas, pensando nas estratégias de marketing, ter um bom empresário também para cuidar das coisas, para cuidar da tua empresa, porque uma banda tem que ser pensada como uma empresa, essa pra mim é a regra básica para se ter uma banda unida por muito tempo.
Fuga: Por fim, o que a galera pode esperar do show, Bruno Sutter executa Iron Maiden,
no dia 06 de abril Na Mira do Rock?
Bruno: Um show energético, um show divertido acima de tudo, e um show com muita paixão. Porque, o Iron Maiden é uma banda que eu levo no meu coração desde sempre, desde meus 10/12 anos que eu ouço e consumo Iron Maiden. É um grande sonho pra mim poder viver de música, e poder interpretar, tanto no Massacration, como na minha carreira solo ou como nos shows do Iron Maiden. Eu entrego tudo nos meus projetos, e nesse show não vai ser diferente. Espero o melhor, espero que vocês estejam lá para conferir!
Fuga: Obrigado Bruno, nos vemos dia 06, Frederico e região estão ansiosos pra te ouvir.
Abraço 🤘🏻
Bruno: Muito obrigado a todos vocês, pelo tempo, pelo espaço e a gente se vê, até mais!
Fuga – Fuga Produções.
Para a página e programa Na Mira do Rock.